Polícia Civil treina servidores do CAC para emissão do RG Digital
Polícia Civil treina servidores do CAC para emissão do RG Digital
A emissão do novo RG digital será obrigatório para os brasileiros em todo território nacional.
A ideia do novo RG digital surgiu através do Decreto nº 9.278/2018, que previa o funcionamento de um novo modelo de documento em todo território nacional em 1º de março de 2019.
Contudo, devido às dificuldades dos órgãos de identificação civil dos estados e também do Distrito Federal de se adaptarem às alterações, o prazo acabou sendo adiado para 2020 e posteriormente adiado devido ao período de pandemia da Covid-19.
Logo, somente no dia 23 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro assinou durante cerimônia no Palácio do Planalto um novo decreto que consta a criação da carteira nacional de identidade unificada em todo o território nacional.
A emissão do novo RG digital será gratuita, os institutos e órgãos de identificação terão até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às novas mudanças. Vale lembrar que o decreto assinado pelo presidente entrou em vigor no dia 1º de março.
Para poder atender a população do município de Pouso Alegre, a Polícia Civil realiza um treinamento com os servidores do Centro de Apoio ao Cidadão da Câmara.
Na manhã desta quarta-feira (09), se reuniram: Julio Batan - inspetor de investigadores, Alessandro Azevedo Ozanan - investigador de polícia, Renato Gavião - Delegado Regional de Polícia Civil, servidores do CAC.
Ainda não há previsão para emissão do RG digital, no entanto, o CAC da Câmara já se capacita para prestação do serviço.
