Indicação de vereador para doação de material lenhoso das árvores retiradas pela Prefeitura aos artesãos se transforma em exposição em homenagem aos Ipês
Indicação de vereador para doação de material lenhoso das árvores retiradas pela Prefeitura aos artesãos se transforma em exposição em homenagem aos Ipês
Quando uma forte chuva atingiu Pouso Alegre, algumas vegetações foram atingidas. Os Ipês Amarelos, que embelezavam a Praça Senador José Bento, por exemplo, foram derrubados quando um raio os atingiu.
Diante desta situação, o vereador Bruno Dias (DEM), que visitou as áreas atingidas na cidade, realizou uma indicação ao Secretário de Meio Ambiente, solicitando que o material lenhoso das árvores retiradas pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, fosse ofertado aos artesãos do município, através da Superintendência de Cultura.
Com a indicação acatada, o material virou uma bela exposição.
“Eu sou de Pouso Alegre e sempre passo pelo centro da cidade e ficava encantada pelo Ipê da praça, ainda sou encantada com ele. Então, fizemos esta obra como um resgate desta árvore tão bonita e simbólica que teve um fim como tudo na natureza. Esta é uma maneira de imortalizá-lo”, destaca Maria Dutra.
Já a artista Eunice Vieth, conta que utilizou maneiras lúdicas para transformar o pedaço do tronco da árvore em arte. “Não queria usar algo tão sério e pensei em algo que transcende. Por isso, utilizei os seres elementais que moram nas árvores para retratar de maneira divertida a passagem da vida para o outro lado”.
A Superintendente de Cultura, Regina Maria Franco de Brito, destaca que convidou os artistas que prontamente aceitaram e criaram a arte de maneira livre. “Espero que mais pessoas possam se interessar procurar a Superintendência de Cultura para que possamos seguir com mais homenagens em forma de arte. É uma maneira de manter a nossa história”.
