Escola do Legislativo inicia atividades de 2022
Escola do Legislativo inicia atividades de 2022
Na primeira segunda-feira útil de 2022, a ELPA (Escola do Legislativo) da Câmara de Pouso Alegre iniciou suas atividades estabelecendo as metas para Ano Novo e elaborando o Calendário Anual de ações da ELPA. O Presidente da ELPA, vereador Leandro Morais se reuniu com a Diretora Madu Macedo e toda equipe da ELPA para definirem juntos importantes ações e projetos que serão desenvolvidos em 2022.
“Neste ano, nossa principal meta é manter a qualidade e diversidade de atividades que a ELPA já oferece aos jovens na Educação Cidadã e a excelência de cursos voltados à qualificação do servidor e da sociedade civil em geral. No entanto, já fizemos um planejamento focado em ter as atividades possivelmente em formato remoto ou online caso a situação das variantes da Covid-19 se agravem. Temos que ter muita responsabilidade e zelo com saúde e vida de nossos alunos”, garante o Presidente Leandro Morais
Para a Diretora da ELPA, Madu Macedo, o planejamento minucioso das atividades da ELPA é um dos segredos da eficiência das ações. “Aqui na Escola sempre trabalhamos assim: planejamento todas as ações, as datas, os contatos com as escolas, os parceiros, tudo para que as atividades transcorram com agilidade e eficiência. Até porque a ELPA desenvolve muitos projetos, o que envolve muita gente, muitos esforços. Sem planejamento é impossível fazer este trabalho”, explica Madu.
Para 2022, a Escola do Legislativo terá os encontros da Câmara Mirim e Câmara Jovem com a retomada da Câmara Universitária; a Gincana do Saber Mirim voltada aos alunos do Ensino Fundamental II, a Gincana do Saber Jovem voltada aos alunos do Ensino Médio e ainda a Gincana do Saber dos Miúdos que ocorre nos 4ºs anos do Ensino Fundamental I das escolas municipais de Pouso Alegre e ainda a Gincana do Saber Universitária em parceria com a UNA Pouso Alegre e Faculdade de Direito do Sul de Minas e ainda a Gincana do Saber Regional. Para o segundo semestre haverá a continuação do projeto que nasceu em 2021: a Ouvidoria Mirim e Jovem, atividade que será aplicada com os estudantes que compõem a Câmara Mirim e Jovem e atua diretamente com as escolas públicas e privadas recebendo as manifestações dos estudantes sobre tema, que será definido pelos próprios vereadores mirins e jovens.
A visitação técnica nas Escolas é uma atividade que envolve todas as escolas públicas municipais onde os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I participam de uma ação divertida semelhante a uma Gincana cujo objetivo é despertá-los para iniciar os estudos da Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos. Porém, como esta é uma atividade de muita proximidade e contato, caso a situação das variantes da Covid-19 se agravem também no Brasil, a Escola do Legislativo suspenderá esta ação já que não é possível fazê-la de modo remoto.
Em 2022, a Coleção em Miúdos ganhará mais duas obras: Estatuto da Igualdade Racial e Código de Defesa do Consumidor, que deverão ser lançadas oficialmente pela Gráfica do Senado em breve.
