Museu tem espaço dedicado a Simão Pedro Toledo

Data: 17/12/2021 | Autor: Alberto Alves/ Ascom | Categoria: Notícias do Museu

Museu tem espaço dedicado a Simão Pedro Toledo

Nesta sexta-feira (17), a Câmara Municipal prestou mais uma homenagem a Simão Pedro Toledo, com a inauguração de um busto na praça do prédio do Legislativo. Em 2009, a Câmara recebeu o nome de “Palácio Dr. Simão Pedro Toledo”, quando a sede passou a funcionar na Avenida São Francisco, no bairro Primavera.

O Museu Histórico, denominado Tuany Toledo, pai de Simão Pedro, também conta um pouco da vida do político que contribuiu para o desenvolvimento de Pouso Alegre.

São duas vitrines com objetos de Simão Pedro Toledo, como óculos, caneta, relógio, entre outros pertences. Também podem ser vistos no museu a beca, o terno completo e a Medalha de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, quando Simão atuou como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

HISTÓRICO

Simão Pedro Toledo nasceu em Pouso Alegre, em 11 de junho de 1939, filho do ex-prefeito Tuany Toledo e da professora Hermelinda Toledo. Bacharelou-se, em 1964, em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, em São José dos Campos (SP). Foi professor de Português e Literatura no Colégio São José, professor assistente da cadeira Teoria Geral do Estado, professor titular da cadeira Direito Civil e professor de Especialização em Direito do Trabalho e Direito Civil da Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Simão Pedro Toledo ingressou na vida pública como vereador, sendo presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre de 1971 a 1972. Foi prefeito da cidade por dois mandatos, de 1973 a 1976 e depois de 1983 a 1988, período de realização de importantes obras e da industrialização de Pouso Alegre. Simão também foi deputado estadual por duas legislaturas.

Em 1997, assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Ocupou as funções de corregedor, vice-presidente e presidente do tribunal, momento em que instituiu a Medalha Emílio Moura para prestigiar os servidores da casa. Simão Pedro também criou o Fiscalizando com o TCE – projeto premiado pelo Ministério do Planejamento e Gestão, dentre outros.

Simão Pedro Toledo foi membro da Academia Tiberiana de Roma (Itália), da Academia de Ciências Humanísticas y Relaciones da República Dominicana e da Academia Pouso-alegrense de Letras. Ele publicou na área jurídica: Da Pena de Morte, Novos rumos do Direito, Teoria geral dos contratos, Revisão constitucional, Da preferência na Lei do Inquilinato e Teoria da Imprecisão.

Em sua vida pública e profissional, recebeu diversas condecorações como: A Grande Medalha da Inconfidência Mineira, Diploma de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, Medalha do Mérito Legislativo e o Colar da Corte de Contas Ministro José Maria Alkmin.

Participou ainda do Programa Planejamento e Desenvolvimento Urbano em Berlim e Dusseldorf, na Alemanha em 1988 e do XIX Programa Brasília-Miami de Política, Administração Pública, Educação e Saúde em Miami, EUA no ano de 1993.

Simão Pedro Toledo faleceu em Belo Horizonte, em 2 de maio de 2009.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias