Semana de conscientização e orientação sobre o vitiligo é aprovada na Câmara em 1º turno
Semana de conscientização e orientação sobre o vitiligo é aprovada na Câmara em 1º turno
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira (05), o Projeto de Lei que institui no município a “Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Vitiligo”.
De autoria do vereador Reverendo Dionísio (DEM), a ideia é que a semana seja realizada, anualmente, na semana do dia 25 de junho, ocasião da comemoração do “Dia Mundial de Combate ao Vitiligo”.
A “Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Vitiligo” integrará o Calendário Oficial de Eventos do município e terá como objetivos: sensibilizar sobre a discriminação sofrida pelas pessoas com os sintomas do vitiligo; promover espaço para discussão sobre a doença e interlocução através de manifestação dos gestores, conselhos, associações, ONGs e demais serviços que oferecem atendimento à pessoa com o vitiligo; qualificar os profissionais de saúde para as ações de prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento de cuidados com a pele; e proporcionar intercâmbio entre a família, os usuários e os profissionais da área da saúde.
O vitiligo é uma doença dermatológica autoimune não-transmissível em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo, a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos. Contudo, estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença.
“O presente projeto tem por intuito, sensibilizar a população sobre a discriminação pelas pessoas com os sintomas da doença” ressaltou o Reverendo Dionísio. A matéria foi aprovada em 1º turno.
