‘Constituição em Miúdos’ vira peça teatral e será estudada em todos as cidades sergipanas
‘Constituição em Miúdos’ vira peça teatral e será estudada em todos as cidades sergipanas
Cada vez mais a Educação Cidadã avança pelo Brasil. Desta vez a boa notícia vem do Sergipe: o Estado anunciou a implantação em toda a Rede Pública estadual do estudo da ‘Constituição em Miúdos’ – livro escrito pela Diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre, Madu Macedo, em parceria com o Senado Federal e ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas).
Desta vez, o conteúdo da Coleção em Miúdos será apresentado aos alunos uma forma ainda especial: as artes cênicas serão usadas como canal de aprendizado. O estudo da Obra acontecerá em conjunto com diversas ações de Educação Cidadã que formam um grande projeto no estado cujo objetivo é implantar e intensificar a Educação Cidadã em Sergipe.
A Companhia de Arte da Alese (Assembleia Legislativa de Sergipe), levará às escolas peças teatrais com temas relevantes para a sociedade e toda a comunidade escolar como: Aventuras de Leitura e a Lei Maria da Penha. Além disso, enfatizou o Projeto Constituição em Miúdos, que é uma forma lúdica de levar a Constituição Federal para os alunos das redes municipais e estaduais, por meio da peça teatral Auto da Cidadania.
“O objetivo é proporcionar aos jovens de 12 a 15 anos um contato com os temas abordados na Constituição Federal, numa linguagem simples e acessível, pois a Constituição Federal é um texto mais pesado e com muita informação. Além disso, propiciar uma reflexão entre as garantias constitucionais e a realidade desses jovens, despertando seus interesses e provocá-los para uma posição mais crítica, tornando-os mais atuantes, conhecendo seus direitos e deveres como cidadão. A peça de teatro que está sendo ensaiada pela Companhia de Arte da Alese, fala sobre tudo isso, sendo que de forma lúdica e simples”, explicou Isabela Mazza, diretora da Escola do Legislativo da Alese.
“Eu não vejo a hora de poder assistir à peça. É uma felicidade incrível saber que o conteúdo produzido aqui chegará a mais alunos e de uma forma tão linda que é o teatro. Eu estou realmente encantada com essa nova roupagem que a Coleção em Miúdos acaba de ganhar”, comemora a Diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre Madu Macedo, autora da Coleção.
A ideia foi divulgada pela Alese na manhã de segunda-feira (02), quando se reuniram o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Casa Legislativa, Adailton Martins, representantes da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e diretora da Escola do Legislativo da Assembleia Isabela Mazza.
O presidente da Câmara de Pouso Alegre, vereador Bruno Dias, que também é educador salienta o avanço na aprendizagem da Legislação nesta nova roupagem dada à Coleção em Miúdos e destaca ainda o protagonismo que a Escola do Legislativo de Pouso Alegre tem em ações como essa. Já o presidente da Escola do Legislativo, vereador Leandro Morais destaca a importância da parceria com Senado Federal e com ABEL sem as quais a Coleção em Miúdos dificilmente teria alcançado tamanha repercussão.
