Constituição em Miúdos completa seis anos de lançamento nacional e é um marco na Educação Cidadã no Brasil

Data: 10/06/2021 | Autor: | Categoria: Notícias da Escola do Legislativo

Constituição em Miúdos completa seis anos de lançamento nacional e é um marco na Educação Cidadã no Brasil

Hoje, 10 de junho, completam-se seis anos do lançamento nacional da Constituição em Miúdos pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas na cidade de Vitória no XXV encontro nacional da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas).

O Presidente da ABEL, Dr. Florian Madruga, lançou o desafio para a Diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, para escrever um livro sobre a Constituição Federal de maneira a facilitar a sua compreensão. O desafio foi aceito e em uma linguagem simples e formato de romance, surgiu a Constituição em Miúdos. A partir daí nasce a parceria entre Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Senado Federal e Câmara Municipal de Pouso Alegre.

De lá pra cá o projeto ganhou vários desdobramentos, como a implantação do seu estudo em vários municípios do Brasil, a criação da Gincana do Saber Regional sobre a Constituição em Miúdos com a participação de várias cidades, sendo realizada em outros estados. O Portal da Cidadania com várias questões relacionando o conteúdo da educação cidadã com as disciplinas regulares das escolas para o fomento de um trabalho interdisciplinar.

Ao longo desses anos a Constituição em Miúdos ganhou espaço e notoriedade também por meio da divulgação de entusiastas da Educação Cidadã, grandes parceiros que se tornaram embaixadores da Constituição em Miúdos: os embaixadores Anderson Alarcon; André Alves; Gabriela Silva; Vereador Dessim; Jadson Heleno e João Maria de Lima os quais além da disseminação e divulgação protagonizam trabalhos com a Constituição em Miúdos.

São muitas as conquistas a se celebrar com a Constituição em Miúdos; dentre elas o fato de a Constituição em Miúdos ter sido apresentada na OEA (Organização dos Estados Americanos) como exemplo de projeto de educação cidadã implantado no Brasil.

Além das versões digital e escrita, a obra é também disponibilizada em áudio e em braile, visando atender às necessidades dos respectivos públicos e viabilizar a acessibilidade do estudo de nossa Carta Magna.

Hoje com o grande apoio da Gráfica do Senado e o Presidente da ABEL juntamente com a Presidência da Câmara Municipal de Pouso Alegre e da Escola do Legislativo de Pouso Alegre novas obras foram integrando a Coleção em Miúdos: a Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos, Constituição em Miúdos II e Lei Maria da Penha em Miúdos, o Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos e em breve o Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos.

As obras da Coleção em Miúdos atravessaram as fronteiras do país e hoje estão traduzidas no inglês e espanhol sendo levada também para outros países.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias