Painel eletrônico moderniza sessões ordinárias
Painel eletrônico moderniza sessões ordinárias
Através do painel, espectadores podem acompanhar detalhes das sessões
A última sessão ordinária (28) trouxe uma novidade para a população que acompanha os trabalhos do Legislativo de Pouso Alegre: um painel eletr
ônico instalado no plenário possibilita um acompanhamento mais bem apurado do que acontece durante a votação de projetos.
A aquisição do equipamento de votação eletrônica teve como objetivo agilizar e modernizar os processos das sessões parlamentares, garantindo um resultado de maneira clara e objetiva para todos que acompanham as sessões ordinárias.
Outro ponto importante, é que com a aquisição do equipamento, a Casa Legislativa poderá economizar com impressão de projetos, expediente e ordem do dia, uma vez que estes documentos podem ser acessados pelos parlamentares através dos netbooks instalados em suas bancadas.
Todo material, adquirido por meio de licitação, já estava previsto nas dotações orçamentárias para este ano e é composto por um painel videowall, 11 netbooks (que funcionam como terminais de votação), três servidores e um equipamento de corte de microfone. As licenças dos softwares necessários para o funcionamento do Painel não terão custo algum para o Legislativo.
O custo por todos os equipamentos e treinamento para servidores e vereadores foi de R$ 180 mil e já está adaptado para suportar os 15 vereadores, que deverão ocupar as cadeiras do Legislativo no próximo pleito.
Funcionamento
Por meio dos netbooks, os vereadores irão confirmar sua presença no plenário, votar e ter acesso às atas das sessões. aos textos dos projetos de lei e aos expedientes do Legislativo e Executivo.
O painel eletrônico ainda serve como retorno para a TV Câmara, apresentação de fotos e vídeos, além de exibir todos os dados pertinentes ao andamento da sessão, tornando ainda mais transparente a discussãoe apreciação dos projetos. É possivel verificar o posicionamento de cada vereador, de forma clara e objetiva, no próprio painel.
O sistema requer um operador para alimentar os dados e, ao final de cada votação, é possível gerar um relatório completo da sessão. Neste documento constarão informações sobre a votação, todo andamento da sessão e leitura de expediente. Tudo o que for alimentado no sistema gerará um relatório que poderá ser impresso e ou enviado via internet.
Através desta tecnologia, o Presidente da Câmara tem a flexibilidade de fazer os cortes de microfones dos parlamentares, possibilitando uma sessão mais tranquila e coesa, facilitando a condução dos trabalhos legislativos.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara