Presidente do Iprem anuncia déficit de quase R$ 800 milhões no Instituto durante Prestação de Contas na Câmara

Data: 27/05/2021 | Autor: Karine Pagliarini/Ascom | Categoria: Notícias da Câmara

Presidente do Iprem anuncia déficit de quase R$ 800 milhões no Instituto durante Prestação de Contas na Câmara

Presidente do Iprem, Fátima Belani, chamou a situação da prestação de contas de “desconfortável”, ao apresentar um déficit de aproximadamente 800 milhões de reais. Disse ainda que o “Iprem está na UTI”.

Durante a tarde desta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou Audiência Pública para prestação de contas do primeiro quadrimestre do ano de 2021. Prestaram contas a Prefeitura, a Câmara e o Instituto de Previdência Municipal de Pouso Alegre.

A presidente do Iprem, Fátima Belani, chamou a situação da prestação de contas de “desconfortável”, ao apresentar um déficit de aproximadamente 800 milhões de reais. Disse ainda que o “Iprem está na UTI”. “Nós estamos à beira da insolvência” foi a frase que a Presidente utilizou para encerrar sua fala durante a audiência pública.

Explicando melhor, o Analista Anderson Silva do Iprem detalhou uma situação insustentável por meio de gráficos de evolução da alíquota. “Para o déficit começar a cair é preciso ter uma arrecadação maior que os juros da dívida que o instituto tem” destacou o servidor.

Aumento na idade para aposentadoria e mudança na forma de cálculos foram situações colocadas pelo Instituto.

O vereador Igor Tavares (PSDB) questionou sobre a realização do censo previdenciário e o porquê das dificuldades em realizá-lo, tendo em vista que o mesmo é necessário para uma reforma previdenciária. O censo precisa ser feito pelo próprio servidor, mas segundo a Presidente do Iprem, poucos formulários foram preenchidos.

O vereador Odair Quincote (Patriota) perguntou para a presidente sobre a possibilidade de ter uma previsão para a recuperação do Instituto. Respondendo ao vereador, a Presidente pediu apoio para uma auditoria.

O vereador Reverendo Dionísio (DEM), que participou da Audiência Pública de forma remota perguntou sobre as saídas prováveis para trazer saídas. Ainda falando sobre possíveis soluções, o vereador Miguel Junior Tomatinho (PSDB) comentou sobre a viabilidade em passar os novos servidores para a previdência social. O analista do Iprem destacou alguns estudos e pesquisas que estão sendo feitas.

O presidente da Câmara, vereador Bruno Dias (DEM) reconheceu um “elemento” novo diante de tudo o que já era conhecido pela Câmara de vereadores. Ele ressaltou a prestação de contas do Iprem, que segundo ele teria sido feita por anos de forma irregular. E disse que a Câmara irá tomar medidas sobre o assunto. Ele comentou sobre a possibilidade de criação de um grupo de estudos. O presidente Bruno também se demonstrou preocupado em encontrar soluções. Ele destacou que esse é um momento de os sindicatos se movimentarem.

O vereador Dr. Edson (Cidadania) perguntou sobre o objeto da possível auditoria e se no decorrer da gestão outras auditorias já foram realizadas. O analista do Iprem comentou sobre os trabalhos já realizados, ressaltando que o trabalho de estudos seria uma proposta feita pela Câmara.

O presidente da Comissão que dirigiu a Audiência Pública, vereador Leandro Morais (PSDB) comentou sobre o histórico da intervenção realizada no Iprem no ano de 2018 e fez um paralelo sobre a situação encontrada hoje. Ele destacou que o fato de poder ter ocorrido manipulação de números é uma situação preocupante.

Recordando o caso

A intervenção do Poder Executivo no IPREM foi decretada em 24 de abril de 2018, em decorrência de indícios de irregularidades na carteira de investimentos do instituto, que é uma autarquia previdenciária dos servidores públicos municipais de Pouso Alegre, que se tornou alvo de investigação da Polícia Federal na “Operação Encilhamento”.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias