Aterro entre bairros é tema de audiência pública
Aterro entre bairros é tema de audiência pública
O local, com acúmulo de lixo, causa incômodo nos moradores
A Comissão de Administração Pública da Câmara de Pouso Alegre realizou na noite desta quarta-feira (26) uma audiência para tratar sobre um aterro localizado entre os Bairros Foch e São Geraldo.
Presidida pelo vereador Oliveira Altair (DEM), a audiência teve por intuito discutir meios para melhorar a qualidade de vida dos moradores do local, que sofrem com os incômodos gerados pelo acúmulo de lixo próximo às suas residências.
O pedido de audiência pública surgiu depois que os vereadores Laércio Poteiro (PTB) e Frederico Coutinho (PSD) visitaram o Bairro Foch, a pedido de algumas vizinhas do local onde se localiza o aterro.
Durante a reunião, alguns moradores usaram da palavra para falar sobre a situação. Adriana Andrade Coimbra e Souza informaram que o aterro não pode prejudicar todo o Bairro Foch, mas que sua maior preocupação é com o período de chuvas, que devido ao acúmulo de lixo no terreno, podem gerar alagamentos e enchentes.
A moradora Vivia
ne Mittelstaedt disse que, além do lixo depositado no terreno, há o problema de esgoto a céu aberto e, aos finais de semana, um incômodo gerado por conta de uma pista de MotoCross instalada na área.
Nilda Maria, que também vive naquela região, destacou que a intenção dos moradores com a audiência pública é buscar qualidade de vida. “É preciso a cooperação de todos, inclusive dos moradores não jogando seus lixos no terreno.” Ela ressaltou, ainda, que a área é um abrigo para assaltantes e dependentes químicos.
Após ouvir as representantes do Bairro, o proprietário do terreno, Altidoro José Rios, também se posicionou sobre a situação. Segundo ele, o município sofre com o lixo da cidade. Altidoro também destacou que só autorizou a construção da pista de MotoCross se os usuários levassem um caminhão pipa, o que não foi cumprido. Ele ainda solicitou informações sobre o lixo hospitalar que tem sido depositado no local.
Os secretários de Trânsito, Marco Aurélio e de Meio Ambiente, Maurício Tutty Salles, também participaram da audiência para trazerem esclarecimentos sobre os problemas do aterro, pertinentes às suas pastas.
As vereadoras Dulcinéia Costa (PV), Rogéria Ferreira (PMDB), os vereadores Laércio Poteiro (PTB), o presidente da Casa, Moacir Franco (PTB) e o presidente da Comissão, vereador Oliveira Altair (DEM) estiveram presentes durante a audiência e destacaram, entre outros pontos, que Pouso Alegre cresceu de maneira desordenada, o que não permitiu a escolha de um local adequado para o descarte de lixo e outros materiais. Eles ainda pediram para que os setores responsáveis olhassem com muita atenção por aquela região que precisa de melhorias na qualidade de vida.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara