Câmara Municipal realizará Sessão Especial para homenagear os 120 anos da criação da Diocese de Pouso Alegre
Câmara Municipal realizará Sessão Especial para homenagear os 120 anos da criação da Diocese de Pouso Alegre
O presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Rodrigo Modesto (PTB) e o vereador Wilson Tadeu Lopes (PV) proporam um requerimento ao Plenário da Câmara Municipal para realizar uma Sessão Especial de Homenagem a Arquidiocese de Pouso Alegre pelos seus 120 anos de criação. Em 2020, nossa Diocese completa seu jubileu de fundação.
A Sessão Especial de Homenagem a Arquidiocese de Pouso Alegre será realizada no dia 16 de março de 2020, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre. O evento contará com a exibição de um documentário sobre a história da Arquidiocese, a entrega de diplomas de reconhecimento ao Jubileu para o Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado; para a Paróquia mais antiga da Diocese; para a Paróquia mais antiga de Pouso Alegre e para o padre mais antigo da Diocese em atividade. Em seguida, haverá os discursos do Arcebispo Dom Majella e do presidente da Câmara. No final será servido um coffee break para os presentes na Sessão Especial.
História da criação da Diocese de Pouso Alegre
O primeiro passo para a criação da diocese de Pouso Alegre foi dado no dia 10 de maio de 1899, quando monsenhor José Paulino foi nomeado visitador diocesano da porção sul-mineira do Bispado de São Paulo. No dia 08 de setembro do mesmo ano, monsenhor José Paulino instalou o Seminário Menor e o Ginásio Diocesano São José.
Em 04 de agosto de 1900, a Sagrada Congregação Consistorial expediu o decreto pontifício Regio Latissime patens, por meio do qual nasceu a Diocese de Pouso Alegre, sufragânea do Arcebispado de São Sebastião do Rio de Janeiro. Isto significou que o território sul-mineiro desmembrou das dioceses de São Paulo e Mariana. À época, aproximadamente 200 mil pessoas habitavam as 107 paróquias da nova Igreja episcopal, ocupando uma área de 49,4 mil quilômetros quadrados.
Como pastor da nova Diocese, a Santa Sé nomeou o então bispo de Vitória, Dom João Batista Corrêa Nery. A nomeação se deu no dia 17 de fevereiro de 1901.
Elevação à Arquidiocese
A notícia chegou às mãos de Dom José D’Ângelo Neto em junho de 1962. A carta emitida pela Nunciatura Apostólica no Brasil revelava que o Papa João XXIII elevara, através da bula Qui tamquam Petrus, de 14 de abril, o Bispado de Pouso Alegre à categoria de arquidiocese e a promoção de Dom José à condição de primeiro arcebispo da nova sede Arquiepiscopal Metropolitana de Pouso Alegre, a qual teria como sufragâneas as Dioceses de Guaxupé e Campanha.
