Visitação ao Museu Tuany Toledo cresce 22% em 2019
Visitação ao Museu Tuany Toledo cresce 22% em 2019
Motivos para celebrar é o que não falta. Em 2019, o número de visitação ao Museu Histórico Municipal Tuany Toledo cresceu 22% em relação a 2018. No ano em que o Museu comemorou 35 anos de criação, batemos mais um recorde de público. O Museu atingiu a marca dos 10.819 visitantes em seu jubileu de 35 anos.
O Diretor do Museu, Mayke Riceli, acredita que o crescente número de visitação ao Museu se deve aos eventos promovidos pela instituição e pela infraestrutura, o amplo espaço físico para preservar e expor parte do acervo de mais de 6 mil itens que o Museu possui. Segundo ele, esses são fatores imprescindíveis para a realização e acomodação dos diversos públicos que o Museu acolhe principalmente durante os dois grandes eventos propostos, anualmente, pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM): a Semana de Museus (maio) e a Primavera dos Museus (setembro), além das visitas guiadas de grupos de escolas e instituições mediante agendamento.
O Museu também tem sido muito procurado aos sábados pelos visitantes. São crianças e adolescentes que vêm acompanhadas de seus pais e familiares, além de visitantes de outras cidades da região e de diversas partes do Brasil. Os eventos realizados na própria Câmara Municipal e o público da Escola do Legislativo e o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) que também contribuíram para o aumento do número de visitantes.
A equipe do Museu tem procurado inovar a cada ano. O aperfeiçoamento e criação de novas atividades em 2019 movimentaram bastante as ações desenvolvidas e têm despertado o interesse do público. Dentre as inovações, destacam-se: a assustadora e tão esperada
Noite no Museu
; as
Férias no Museu
, que contou com o 1º Arraiá do Museu, em que os participantes ensaiaram e apresentaram uma quadrilha mais do que divertida, com direito a casamento caipira e comidas típicas; o
Descobrindo tesouros no Museu
que agitou os alunos participantes; sem falar nas emocionantes vozes do coral da APAE e apresentações de dança da Associação de Valorização e Integração dos Deficientes Ativos (AVIDA) convidados ilustres dos
Talentos Especiais
inserido pela primeira vez durante a 13ª Primavera dos Museus, além dos corais das escolas municipais em parceria com a Superintendência de Cultura de Pouso Alegre.
O diretor do Museu lembra a importância de um projeto muito especial que começou em 2015, contou com muitos colaboradores e que também foi concretizado neste ano: o lançamento do livro
Josias do Timboré
, romance inédito do pouso-alegrense Amadeu de Queiroz (1873-1955), cujo original foi doado ao Museu pela filha do escritor nos anos 80. “Esse projeto foi muito esperado, foram anos de expectativa, horas de muita dedicação de toda a equipe e colaboradores para a concretização dessa publicação tão importante”, complementa Mayke Riceli.
Outro fator que a equipe percebe ter sido assertivo para o crescente e constante aumento no número de visitas ao Museu se deve ao lançamento do Álbum de Figurinhas do Museu, ação inovadora para enriquecer ainda mais o conhecimento, aprendizagem e a interação com os visitantes do Museu. “O Álbum estimula a prática do colecionismo e oferece a possibilidade da troca de figurinhas, o que proporciona a interação. É também um meio de incentivar o colecionador a voltar ao Museu para adquirir novas figurinhas com a finalidade de completar o Álbum”, enfatiza o diretor do Museu.
Não só o Álbum de Figurinhas, mas o planejamento e a execução de todas as atividades desenvolvidas durante o ano procuram focar e se alinhar à missão do Museu, que é promover a mediação entre o público e o patrimônio histórico e cultural de Pouso Alegre, além de despertar o apreço pelo patrimônio histórico e cultural da cidade e região, representado pelas peças do acervo.
O somatório de ações e esforços de toda a equipe e o apoio da Câmara Municipal e parceiros durante esses 35 anos de existência têm feito com que o Museu Tuany Toledo venha atraindo interesse do público e conquistando, a cada ano, renovada apreciação por parte do pouso-alegrenses.
Assista ao vídeo criado para celebrar a marca dos 10.000 visitantes do Museu. link:
https://youtu.be/2DtM5ajQORY
Confira também mais detalhes na edição de dezembro de 2019 do Informativo Museu Tuany Toledo, disponível na versão impressa e também na versão digital pelo link:
https://drive.google.com/open?id=1rFXnEy15RSFmh6DTIhh2oQHO-y7XNWkj
