Câmara colabora com a inserção de dezenas de PCDs no mercado de trabalho
Câmara colabora com a inserção de dezenas de PCDs no mercado de trabalho
Cinquenta vagas, 14 empresas e uma fila com centenas de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Assim foi o cenário na manhã de hoje durante a feira de empregos realizada pelo Senac em parceria com a Câmara Municipal de Pouso Alegre, por meio do centro de Apoio ao Cidadão - CAC, uma iniciativa que juntamente com diversas empresas do município pretende recolocar ou inserir pela primeira vez um PCD no mercado de trabalho.
Viviane Oliveira Félix é deficiente visual e tenta voltar para o mercado de trabalho. "Eu já trabalhei como auxiliar administrativo e, é muito difícil o deficiente visual conseguir uma vaga. Tenho boas expectativas com essa feira."
A Lei de Cotas, estabelece um índice para contratação de pessoas com deficiência nas empresas com mais de 100 empregados, mas nem sempre é fácil o acesso do deficiente até a empresa. A ação desta terça-feira, 12 de novembro, tem a intenção de diminuir as dificuldades enfrentadas por essa parcela da população.
A coordenadora do CAC, Eliane Ramos explicou que além de oferecer o banco de currículos que possui juntamente com a Acipa, o órgão trabalhou na manhã de hoje colaborando com as pessoas que precisavam de ajuda para confeccionar um novo currículo.
O presidente da Câmara vereador Oliveira Altair - MDB acompanhou todo o trabalho e disse que é papel do Poder Público oferecer oportunidades e colaborar com a inserção de PCDs no mercado de trabalho. Vereador Wilson Tadeu Lopes - PV, presidente da Comissão permanente da pessoa com Deficiência na Câmara também comemorou o desenvolvimento da ação. Os vereadores Rodrigo Modesto - PTB, Líder do Prefeito na Câmara e Leandro Morais - Cidadania, relator da Comissão permanente da pessoa com Deficiência também estiveram presentes e destacaram o trabalho realizado pelo CAC.
Várias instituições ligadas a pessoas com deficiência como Apae e Avida participaram do evento encaminhando pessoas interessadas a passarem pelo processo seletivo das empresas.
Maria Águida Fraga Oliveira, representante da
Associação de Valorização e Integração dos Deficientes Ativos-AVIDA disse que a oportunidade motiva os PCDs e oferece cidadania.
Quem também comemorou o sucesso do evento foi o Diretor do Senac, Guilherme Suait que ressaltou que a "ação reforça o compromisso da instituição com a inclusão social".
