Diretores da Escola do Legislativo e Museu marcam presença na 1ª FLIF

Data: 25/10/2019 | Autor: Emanuela Barretto | Categoria: Notícias da Câmara

Diretores da Escola do Legislativo e Museu marcam presença na 1ª FLIF

Nesta quinta-feira, 24, a 1ª Feira do Livro do Instituto Federal contou com a presença dos diretores da Escola do Legislativo, Madu Macedo, e do Museu, Mayke Riceli. OS servidores da Câmara de Pouso Alegre participaram de momentos distintos: Madu compôs a roda de conversa sobre as mulheres na Literatura e Mayke apresentou os 35 anos de história do Museu.

Autora da Coleção em Miúdos, Madu também escreveu os livros Poesias e Crônicas, Viver é arrumar a mala e Viver é arrumar a mala com novas bagagens e foi presidente da Academia Pouso-Alegrense de Letras. “A literatura alimenta a alma e enriquece a vida das pessoas. O conhecimento adquirido, ninguém pode nos tirar. Eu aprendo muito escrevendo, mas aprendo muito mais lendo”, argumenta Madu.  Também compuseram a roda de conversa as escritoras Fernanda Valin, Marcela Marques e Waléria Loyade.

Nas comemorações dos 35 anos do Museu Histórico Tuany Toledo, a instituição também marcou presença na Feira do Livro. A equipe da Instituição distribuiu 200 exemplares do livro "Josias do Timboré", romance inédito do escritor pouso-alegrense Amadeu de Queiroz (1873-1955), lançando neste ano pelo Museu Histórico. Houve ainda a distribuição do novo Álbum de Figurinhas do Museu.

“A equipe se sentiu gratificada em poder levar ao conhecimento do público da Feira sobre a existência do Museu e sobre as atividades que o Museu realiza, entre as quais o lançamento do Álbum de Figurinhas e do Livro. Houve grande procura e interesse por parte dos visitantes não só em adquirir os materiais, como também em conhecer o Museu”, comenta Riceli.

O Livro

"Josias do Timboré" é um romance escrito por Amadeu de Queiroz entre 1954 e 1955. É narrado em primeira pessoa pelo protagonista Josias, jovem e perspicaz habitante do fictício distrito do Timboré, onde exerce a função de sacristão, alimentando o desejo de se tornar um famoso escritor. Após a morte do tio e benfeitor, Josias e sua mãe partem para a Cidade em busca de melhores condições de vida. Na visão do jovem protagonista, a Cidade parece ser o local propício para a realização de seu sonho, em oposição ao atrasado e decadente Timboré. O livro é dividido em três partes: A faísca, O fogo e A cinza, que representam as três fases da vida de Josias e que bem podem ser comparadas às três etapas da vida humana: juventude, idade adulta e velhice.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias