Vereadores de Pouso Alegre participam de Audiência Pública da Assembleia de Minas em Varginha

Data: 01/07/2019 | Autor: Lucas Silveira - Ascom/ Câmara | Categoria: Notícias da Câmara

Vereadores de Pouso Alegre participam de Audiência Pública da Assembleia de Minas em Varginha

Os vereadores professora Mariléia Franco (PSDB), Odair Quincote (Cidadania), Rafael Aboláfio (PV) e Campanha do PROS participaram da audiência pública na manhã desta sexta-feira, 28 de junho, em Varginha (MG) para discutir a crise financeira dos hospitais do Sul de Minas. Principalmente os atrasos com os repasses do Estado e do Ipsemg, que fizeram com que vários hospitais entrassem em crise. Um dos pontos defendidos é o reajuste da tabela SUS, que está defasada há anos.

Membros da Comissão da Saúde do estado também participaram da reunião. Outra audiência pública para tratar do mesmo assunto já havia acontecido em Belo Horizonte e agora veio para o interior. Representando Pouso Alegre e região o deputado estadual Dr. Paulo Valdir Ferreira (Patri).

No Sul de Minas, vários hospitais declararam dificuldades financeiras.

Um dos casos mais graves é o do Hospital Regional de Varginha, que atende mais de 100 municípios e tem uma dívida de R$ 60 milhões de reais. O problema, segundo o conselho administrativo, é que a conta não fecha. Na semana passada foram demitidos quase 80 funcionários para reduzir os gastos.

A Santa Casa de Itajubá também está com as contas no vermelho. A principal receita da Santa Casa é o faturamento do SUS.

Em Pouso Alegre, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio atende a 154 municípios em casos de alta complexidade. Segundo a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) gestora do Hospital, existe uma dívida alta do governo, cerca de R$ 40 milhões de reais, que prejudica os atendimentos.

A audiência pretende buscar soluções para encarar a crise dos hospitais, trabalhando de forma conjunta com os municípios.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias