Projeto que prevê diminuição gradativa do uso de canudos plásticos passa em segunda votação na Câmara
Projeto que prevê diminuição gradativa do uso de canudos plásticos passa em segunda votação na Câmara
Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 25 de junho, os vereadores de Pouso Alegre aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei que dispõe sobre a diminuição gradativa de utilização, fornecimento e distribuição de canudos plásticos feitos polipropileno ou materiais não biodegradáveis no município de Pouso Alegre.
A intenção da matéria é que dentro do prazo de um ano após a publicação da presente Lei, os canudos seja extinto do comércio de Pouso Alegre-MG. A proposta é do vereador André Prado – PV.
De acordo com a redação do Projeto de Lei as empresas situadas no município que produzem os canudos plásticos oxi-biodegradáveis deverão, para a correta informação do consumidor, estampar as informações necessárias sobre qual aditivo está utilizado na embalagem, com a logomarca do referido aditivo e informando que a mesma é oxi-biodegradável.
Segundo o vereador, “o projeto tem o objetivo de gradativamente auxiliar a banir a utilização de canudos de plásticos convencionais, uma vez que os canudinhos convencionais frequentemente não são recicláveis, e, portanto, são considerados os maiores poluidores do meio ambiente”. A matéria ainda destaca que o item têm a vida útil de em média 03 minutos, enquanto leva mais de 300 anos para se degradar.
Com a aprovação em segundo turno, o Projeto segue agora para sanção do Prefeito.
