Semana de Museus enfatiza o papel dos museus como núcleos culturais
Semana de Museus enfatiza o papel dos museus como núcleos culturais
Músicas e pratos regionais, danças típicas, artesanatos repletos de cores e personalidade. As diversas manifestações culturais e artísticas nos convidam a conhecer a cultura brasileira, pois são ricas tradições que contribuem para a pluralidade cultural do nosso país e ajudam a preservar a cultura e a nossa história. Foi com esse olhar nas diferentes tradições culturais que foram realizadas as comemorações do dia 18 de maio, celebrado como o Dia Internacional dos Museus. A 17ª Semana dos Museus, com o tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, foi promovida pelo Museu Tuany Toledo de 13 a 19 de maio de 2019. As atividades realizadas foram bem diversificadas para atender os diferentes públicos e receberam mais de 1.000 visitantes durante a semana.
A abertura da 17ª Semana dos Museus contou com um bate-papo descontraído e cheio de histórias e curiosidades durante a Roda de Conversa Encontro de Gerações, que contou com a participação especial de Antônio Célio Rios, Maristela Saponara Corrêa e Nicolina Inocenti Jordão e mediação de Adriano Barreiro. Estiveram presentes professores e alunos do CAIC do Bairro São João, as alunas e equipe do Projeto Amar, entre outros convidados. Outro momento importante da tarde de abertura foi a doação do quadro "A Fé", óleo sobre tela de autoria do professor Antônio Célio Rios, ao Museu Tuany Toledo. Antônio Célio aproveitou a oportunidade e fez uma atividade interativa com os alunos do CAIC São João, perguntando-lhes sobre detalhes da pintura.
Nas manhãs dos dias 14/05 e 16/05, o Museu recebeu a visita dos alunos e professores da APAE de Pouso Alegre, da Escola Estadual Presidente Bernardes e pessoas atendidas pelo Centro de Convivência Vida e Arte e pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), além da
Escola Estadual Monsenhor José Paulino,
que participaram de visita guiada ao Museu.
Outro grande momento do evento foi a apresentação dos corais das escolas municipais, parceria com a Superintendência de Cultura. Os corais Cantando Minas (Caic São João), A Mágica de Cantar (E.M. Antônio Mariosa), Canta Encanta (E.M. Dom Otávio) e Vozes que Encantam (E.M. Dr. Ângelo Cônsoli), formados por alunos, se apresentaram de 14 a 16/05 no Museu e emocionaram o público, sob regência e acompanhamento dos professores e músicos Rosiane Tobias, Suely Garcia, Josy Paiva, Louyse Rocha, Daniel Marcossi e Maísa Nogueira. Algumas instituições estiverem presentes para prestigiar, como APAE, Instituto Filippo Smaldone, Projeto Amar, E.M. Clarisse Toledo, E.M. Pio XII, Escola Bem Viver.
No dia 16 de maio, o Museu Tuany Toledo exibiu o filme Holocausto Brasileiro, em uma sessão que contou com a mediação de Fernando do Vale e Nicholas Camargo e com a presença de membros da Academia Pouso-alegrense de Letras, além de professores e alunos do curso de História da Univás e da Escola Estadual Monsenhor José Paulino. Holocausto Brasileiro (2016), dirigido por Daniela Arbex, autora do livro homônimo, conta as memórias do Hospital Colônia de Barbacena e é um relato comovente de como a sociedade brasileira lidou com a loucura no século 20. Assista em:
https://youtu.be/y6yxGzlXRVg
A noite mais esperada e assustadora da Semana dos Museus
aconteceu no dia 17 de maio, quando o Museu Tuany Toledo realizou a segunda edição da Noite no Museu, com a presença de cerca de 120 pessoas, que conheceram histórias macabras de Pouso Alegre.
O
Grupo de Dança Expressão, da Escola Municipal Dom Otávio, sob a coordenação da professora Zélia Kersul, também despertou a atenção dos visitantes com a apresentação da coreografia da música Thriller, de Michael Jackson.
Já o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, sábado, foi recheado de algumas guloseimas caseiras com gostinho de infância e casa de vó. Os visitantes do Museu Tuany Toledo puderam degustar gratuitamente alguns dos alimentos típicos de nossa região como o tradicional pastel de farinha de milho, a broa de pau a pique, bolo de fubá, bolo de milho, pão de queijo, biscoito de polvilho, além de um delicioso curau de milho verde e a clássica goiabada com queijo.
Durante toda a semana o público pode conhecer alguns dos protagonistas de nossa história através da Exposição Brava Gente: personalidades de Pouso Alegre.
A Exposição Espaços da Memória: Tradições Pouso-alegrenses no Centro Cultural oferece ao público a oportunidade de apreciar fotografias memoráveis durante os meses de maio e junho, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h, com entrada franca. Esta atividade é uma realização do Museu Tuany Toledo em parceria com a Superintendência de Cultura.
