Câmara realiza Sessão Itinerante no bairro São Judas Tadeu

Data: 23/11/2010 | Autor: Câmara Municipal | Categoria: Notícias da Câmara

Câmara realiza Sessão Itinerante no bairro São Judas Tadeu

Moradores reivindicam regularização do bairro.

No início da noite desta segunda-feira, 22 de novembro, os moradores do bairro São Judas Tadeu participaram da Sessão Itinerante realizada pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, para apresentarem aos vereadores as principais dificuldades do bairro.

Os lotes do bairro São Judas Tadeu foram vendidos através de contrato de compra e venda sem a realização de projeto de loteamento. A principal reivindicação da comunidade é a regularização do bairro, com isso, a moradora Regina Aparecida de Aquino acredita que o bairro contará com benefícios ligados a infraestrutura, como saneamento básico e pavimentação.

O engenheiro da Copasa, Ronaldo Augusto Gonçalves Dias, disse que a empresa não pode entrar em loteamento irregular e que é de interesse da Copasa ampliar a rede de esgoto. Segundo Ronaldo é preciso viabilizar a situação e para isso é necessário um projeto que defina as ruas do bairro.

De acordo com o morador, Adriano Lauriano, mesmo sem autorização para realizar obras no bairro, a Copasa teria desfeito um serviço realizado pela comunidade.

O Presidente da Câmara Frederico Coutinho (PSB) informou à comunidade que todas as reivindicações foram lavradas em ata e serão apresentadas ao Executivo. No entendimento do vereador os moradores devem montar uma comissão com um representante da comunidade e outro dos loteadores a fim de buscar alternativas para legalizar a situação.

O vereador Oliveira Altair (DEM) disse que seria importante a participação de um representante da Princesa do Sul para ouvir as reivindicações ligadas ao serviço de transporte público no bairro. Sobre a Copasa o vereador disse que a empresa não deveria ter interferido na única rede disponível no bairro.

Para o vereador Fabrício Machado (PT) a falta de saneamento básico pode gerar custos com a saúde. Machado lembrou que depois da regularização os moradores terão que pagar taxas de impostos como IPTU e serviço de água e luz.

De acordo com o vereador Hélio da Van (PT) a administração pública irá realizar um estudo para legalizar o local. Ele disse ainda que enquanto não regulariza o bairro é inadmissível o descaso das empresas responsáveis pelo transporte, água e luz.

Já o vereador Moacir Franco (PTB) afirmou que há um descaso por parte do Executivo e que deveria partir da administração a proposta de negociação. “Nós temos a obrigação de legislar, fiscalizar e representar a população. Nós temos que sair daqui com representação do bairro para cobrar da administração”, disse Moacir Franco.

Ao final da reunião foi montada uma Comissão com o representante dos moradores, José Amaro e com a representante dos loteadores, Regina Aparecida de Aquino, para que possam buscar ajuda junto aos órgãos competentes.

Participaram da Sessão Itinerante os vereadores: Frederico Coutinho, Moacir Franco, Oliveira Altair, Fabrício Machado, Hélio da Van, além do assessor parlamentar do vereador Marcus Vinicius Teixeira (PSB) e o Presidente da Acipa, Silvo dos Reis.

ASCOM/Leidina Palma

← Voltar para a lista de notícias