Ex-primeira dama, Dona Magui, dará nome a rua no bairro Santa Edwiges

Data: 13/02/2019 | Autor: Ascom/Câmara | Categoria: Notícias da Câmara

Ex-primeira dama, Dona Magui, dará nome a rua no bairro Santa Edwiges

Os vereadores de Pouso Alegre aprovaram durante a Sessão Ordinária dessa terça-feira, 12 de fevereiro, o Projeto de Lei que dispõe sobre denominação de logradouro público como Rua Magui Maria Pascoal Rosa.

Magui Maria Pascoal Rosa (Dona Magui) nasceu em Crisólia, município de Ouro Fino–MG, no dia 6 de agosto de 1939. Formou-se como Professora em São Paulo-SP. Casou-se em 10 de julho de 1963 com o advogado Dr. João Batista Rosa, na cidade de São Paulo–SP, mudando-se no mesmo ano para Pouso Alegre/MG, cidade em que seu marido exercia sua profissão. Tiveram 4 filhos: João Batista Rosa Jr., Maria Virgília Pascoal Rosa, Marcello Eduardo Pascoal Rosa e Maria Beatriz Pascoal Rosa, todos pouso-alegrenses.

Com a entrada do Dr. João Batista Rosa na vida política, Dona Magui foi Primeira-dama de Pouso Alegre por 9 (nove) anos, nos dois períodos em que Dr. João Batista Rosa exerceu o cargo de Prefeito Municipal, nos anos de 1977 a 1982 e de 1992 a 1996. Como Primeira-dama, sem nunca ocupar cargo comissionado remunerado na Prefeitura, Dona Magui deixou sua marca pelos trabalhos realizados junto às pessoas mais carentes.

Dona Magui conduzia pessoalmente, enquanto Primeira-dama, construções e reformas das praças e jardins por toda a cidade, ao lado de uma equipe de servidores da Prefeitura e obtendo a ajuda de empresários locais para que tais construções e reformas se dessem sem custos para o Município, projeto que e levou à reforma de mais de uma dezena de praças da cidade.

Foi de sua iniciativa também a criação da primeira escola pública municipal para portadores de deficiência em Pouso Alegre: a Escola municipal Terezinha Hardy, no Bairro São Cristóvão.

Foi ainda atuante em defesa dos interesses de Pouso Alegre durante todos os mandatos do marido, na Assembleia de Minas Gerais como Deputado Estadual por duas legislaturas e no Congresso Nacional como Deputado Federal.

Dona Magui faleceu aos 62 anos de idade, no dia 16 de setembro de 2002.

O logradouro que passa a denominar-se como Rua Magui Maria Pascoal Rosa tem início na Avenida Waldemar Azevedo de Junqueira e término na Rua Doutor Acácio de Corrêa Carvalho, no bairro Santa Edwiges, rua onde será implantada uma nova Unidade Básica de Saúde - UBS.

O Projeto de Lei foi de autoria do Presidente da Casa, Vereador Oliveira Altair – MDB. Com a aprovação da matéria no plenário da Câmara o local passa a contar com o fornecimento de energia elétrica pela Cemig.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias