Vereadores recebem fiscal da Arsae
Vereadores recebem fiscal da Arsae
Na manhã desta quarta-feira, 21 de novembro, o Presidente da Câmara, vereador Leandro Morais – PPS e o vereador Oliveira Altair – MDB receberam o Fiscal da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de MG – Arsae para a realização de visita técnica no município.
Na prefeitura, a equipe foi recebida pelo Secretário Municipal de Infraestrutura, obras e serviços públicos, Rinaldo Lima Oliveira. Após a reunião foram realizadas diversas visitas em pontos que possuem o lançamento de esgoto inatura no município.
A ação é uma resposta aos trabalhos da Comissão formada na Câmara em 2017 para estudar a taxa de esgoto praticada pela Copasa no município e as diversas visitas dos vereadores à Arsae com o objetivo de tratar dos inúmeros problemas apontados no relatório da Comissão que concluiu que a população de Pouso Alegre estaria sendo lesada pela Copasa.
Na época, a Comissão foi composta pelos vereadores Oliveira Altair como presidente, Leandro Morais como relator e Rodrigo Modesto (PTB) como secretário, tendo ainda os vereadores Wilson Tadeu Lopes (PV) e Campanha (PROS) como membros.
O relatório final apresentado pela Comissão, ainda no ano passado, foi um documento composto por cerca de 50 páginas, apresentando detalhes das ações promovidas. O relatório revelou o lançamento indevido de esgoto nos rios Mandu e Sapucaí, indicando crime ambiental e expos fotos de flagrantes de caminhões da Copasa lançando esgoto in natura em corpo hídrico às margens do Rio Mandu, concluindo que a Copasa não tem atuado de forma legal com suas competências, sendo injusta a cobrança da taxa de tratamento de esgoto.
Com a visita desta quarta-feira, a Arsae deverá confeccionar um relatório técnico e tomar novas providências sobre o assunto.
