CEMEJA do Jardim Noronha vai receber o nome da diretora Maria de Lourdes da Motta Paes

Data: 14/03/2018 | Autor: Ascom | Categoria: Notícias da Câmara

CEMEJA do Jardim Noronha vai receber o nome da diretora Maria de Lourdes da Motta Paes

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, treze de março, os vereadores de Pouso Alegre aprovaram o Projeto de Lei que dispõe sobre a nomeação do Centro de Educação Municipal de Jovens e Adultos - CEMEJA, do bairro Jardim Noronha. A escola vai receber o nome da diretora Maria de Lourdes da Motta Paes.

O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos oferece, gratuitamente, oportunidade de estudo para jovens e adultos que na idade regular, não tiveram acesso ou não deram continuidade aos Ensinos Fundamental e Médio.

Maria de Lourdes da Motta Paes foi Professora e Diretora por 23 anos de Escola Pública em Pouso Alegre. Era a segunda filha do casal Tenente Firmo da Motta Paes e Camanducaia e da Professora Anatália de Lourdes Sales Camanducaia. Nasceu em 26 de novembro de 1931 e aos 7 anos de idade iniciou seus estudos no Colégio Santa Dorotéia onde formou o magistério.

Lecionou no Colégio Santa Dorotéia e na Escola Estadual Presidente Bernardes, dando aulas de português, latim e contabilidade. Em 1957 formou-se em contabilidade. Em 1965 inclui-se aos 49 alunos que se formaram na primeira turma de direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Em 966 foi escolhida como a primeira diretora da Escola Estadual Ana Augusta Garcia de Faria de ensino fundamental.

Determinada a ver o progresso da escola, destinou todos os meses parte de seu salário para ajudar nas despesas. Em 1973, depois de muitas viagens à Belo Horizonte buscando apoio político e várias reuniões com o Secretário de Governo da Educação, conseguiu a estruturação da escola que passou a oferecer de primeira a sexta séries.

Em 1981, conseguiu junto ao Governador, a sonhada extensão de sétima e oitava séries. Em 1985 a escola estava com 19 anos e ainda não possuía prédio próprio. Parte da escola passou a funcionar no 3º andar do prédio do Conservatório de Música. Em 1987, quando ocorreu o incêndio no prédio, a escola perdeu toda documentação, moveis, carteiras, equipamentos, livros e etc...

Mais uma vez, determinada em não deixou a Escola Estadual Ana Augusta Garcia de Faria fechar. Enquanto a ajuda do Governo do Estado não chegava, fez empréstimos bancários, em seu nome, para socorrer a situação.

Em 1983 com a criação da 37ª Superintendência Regional de Educação em Pouso Alegre, recebeu o convite da primeira Delegada para ser a segunda Delegada, tendo seu nome aprovado junto ao Governo do Estado.

Foram 23 anos como diretora da Escola Estadual Ana Augusta Garcia de Faria.

Em 1994 Juntamente com outras colegas da Associação das Antigas Alunas do Colégio Santa Dorotéia, realizou campanhas e doações para a reforma e revitalização da Capela de Santa Dorotéia.

Em 1996, com a aposentadoria afastou-se das atividades educacionais e faleceu dois anos depois.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias