Bem estar animal é debatido em Audiência Pública
Bem estar animal é debatido em Audiência Pública
A Câmara Municipal de Pouso Alegre, por meio da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Bem Estar Animal, realizou na noite desta segunda-feira, 21, sob sugestão de seu Relator Vereador Arlindo Mota Paes, Audiência Pública para debater a situação dos animais de rua da cidade.
A Comissão é formada pelo Presidente Vereador Oliveira Altair – PMDB, Relator Vereador Arlindo Mota Paes – PSDB e Secretário Vereador Campanha – PROS. A Audiência reuniu vereadores, autoridades municipais, como o Vice-prefeito Dr. Paulo Valdir e representantes da pasta ligada à defesa animal, defensores da causa e especialistas no assunto.
Além dos vereadores que compõem a comissão, participaram também os vereadores; Adelson do Hospital – PR, Wilson Tadeu Lopes – PV, Odair Quincote – PPS, Leandro Morais – PPS e Professora Mariléia – PSDB.
Os principais problemas listados pelas protetoras voluntárias, representantes de ONGs foram a violência e o abandono de animais, a falta de uma política para castração e controle populacional de cães e gatos, as condições dos cavalos que puxam carroças na zona urbana e a necessidade de contratação de novos profissionais para atuarem em esquema de plantão no Centro de Bem Estar Animal da Prefeitura.
Na oportunidade, o Poder executivo tomou nota das reivindicações apresentadas pelos protetores e das colocações dos parlamentares e especialistas. A Audiência Pública deverá gerar um relatório que servirá de base de estudos com o objetivo de se criar novas políticas de proteção e amparo.
A Audiência Pública foi um ponta pé inicial para que o assunto possa começar a ser aprofundado na cidade.