Consciência para as eleições 2010 foi um dos assuntos tratados na tribuna dessa terça
Consciência para as eleições 2010 foi um dos assuntos tratados na tribuna dessa terça
Os vereadores de Pouso Alegre abordaram assuntos diferenciados durante o uso da Tribuna na Sessão Ordinária dessa terça-feira, 28 de setembro, porém, a maioria deles comentou sobre a importância da conscientização na hora de ir às urnas.
A primeira vereadora a fazer uso da palavra foi Rogéria Ferreira (PMDB), que começou seu discurso sugerindo a nomeação do Centro de Convivência do Idoso, de Agostinho Ribeiro da Silva. Agostinho faleceu na semana passada e participava das atividades promovidas pelos grupos de terceira idade que se reúnem no Centro de Convivência do Idoso. Rogéria Ferreira também agradeceu pelos votos que a elegeu como a vereadora mais atuante de Pouso Alegre. Já sobre as eleições, ela disse que é preciso deixar de lado a política de maus princípios e destacou que muitos políticos preferem a parte da população que pode ser manipulada.
Paulo Henrique Pereira Alves (PT) elogiou o trabalho da arquidiocese de Pouso Alegre, que desenvolveu um folheto informativo sobre a política. Já sobre a Prestação de Contas da Prefeitura, do ano de 2009, o vereador disse que o relatório apresentado pelo Grupo União foi baseado em dados de um arquivo que já foi modificado e que o Tribunal de Contas está em contato com o Executivo para dar orientações. Paulo Henrique ainda destacou que o que a Câmara deve julgar é o relatório final do Tribunal de Contas e que as correções são de costume. Outro assunto tratado pelo parlamentar foi o Código tributário, segundo ele, vários órgãos foram convidados para uma reunião onde o Projeto seria discutido, mas não compareceram. O vereador ainda informou que Leis Paralelas serão enviadas pelo Executivo.
Laércio Poteiro (PTB) comentou uma reivindicação realizada pela população em relação a algumas alterações feitas no trânsito da Praça Tiradentes, no centro da cidade e esclareceu que busca sempre melhorias para o Município. O vereador lembrou ainda sobre os vários pedidos de melhoria feitos por ele e cobrou mudanças. Já sobre a Prestação de Contas do Município o vereador pediu que o caso seja esclarecido pela Prefeitura. Outro assunto tratado pelo vereador foi sobre a creche do bairro Santa Edwiges, onde segundo ele, possui muitas goteiras. Além disso, Laércio Poteiro cobrou reparos nas estradas rurais.
Hélio da Van (PT) comentou sobre o incêndio ocorrido na mata de acesso ao Cristo em Pouso Alegre e criticou o trabalho de alguns órgãos, que para ele, foram ineficientes. Sobre as eleições, o vereador disse que é preciso que a população escolha seus representantes com consciência.
O Projeto “Ficha Limpa” foi o assunto que abriu o discurso feito por Fabrício Machado (PT). O vereador ainda criticou a falta de informação das pessoas e disse que é preciso espalhar uma boa política. Outro assunto tratado pelo Parlamentar foi sobre a obra de um condomínio em Pouso Alegre, da qual ele pediu explicações sobre o projeto de esgoto. Fabrício Machado encerrou seu pronunciamento dizendo que é preciso implementar políticas públicas atuais no país.
O presidente, Frederico Coutinho (PSB), disse que é importante debater assuntos ligados ao Município e lembrou sobre as funções do Executivo e Legislativo. Já sobre a Prestação de Contas, ele afirmou que é preciso debater o assunto no Plenário e destacou que não há uma nova análise do orçamento protocolada na Casa.
Oliveira Altair (DEM) comentou sobre a importância da conscientização das pessoas na hora de ir às urnas e lembrou que é preciso escolher representantes do Município, bem como divulgar àqueles que cometeram irregularidades. Outro assunto tratado por Oliveira Atair foi sobre a falta de manutenção na estrada do bairro Pantano, que segundo ele, teve problemas por causa da chuva. O vereador ainda disse que apesar da Prefeitura ter material para realização de obras nas estradas da zona rural, elas não são realizadas.
Moacir Franco (PTB) lembrou a homenagem realizada no início da semana ao Conservatório Estadual de Música e ressaltou a importância da escola para a região. Sobre as eleições, ele disse que é preciso consciência e fez algumas ponderações em relação aos inúmeros votos para candidatos de fora da cidade.
Raphael Prado (DEM) comentou a importância do Hospital das Clínicas Samuel Libânio para a região e disse que é preciso que os vereadores comprem a briga para conseguir mais espaço para o hospital. Para o vereador o ideal é que seja realizada uma parceria entre Município e Estado, para que o Hospital possa ser ampliado. Já sobre a falta de pagamento das bolsas de estudo distribuídas pela Prefeitura, Raphael Prado destacou que os juros, por falta de pagamento, prejudicam os alunos.
Marcus Vinícius Teixeira (PSB) falou sobre a falta de médicos na rede municipal de saúde, que para ele, a causa estaria na baixa remuneração oferecida pelo Município e exemplificou cidades menores que oferecem melhores salários aos profissionais. Finalizando seu pronunciamento, Marcus Teixeira, comentou sobre as eleições e disse que quem não gosta de política, permite ser administrado.
ASCOM/ Karine Pagliarini
