Câmara participa de Comissão criada pela Cultura para resgatar peças da antiga Catedral
Câmara participa de Comissão criada pela Cultura para resgatar peças da antiga Catedral
A Câmara Municipal de Pouso Alegre, o Museu Histórico Tuany Toledo, a Superintendência de Cultura, a imprensa e alguns voluntários se uniram para resgatar o patrimônio perdido pertencente a antiga Catedral Metropolitana do Bom Jesus.
A ideia de recuperar as peças da antiga Catedral surgiu de uma conversa informal entre a superintendente de Cultura, Regina Franco e o jornalista Lucas Silveira. O tema de resgate da história da antiga Catedral tomou grandes proporções e ganhou o apoio do pároco e cura d
a Catedral, cônego Vonilton Augusto Ferreira. "Já encontramos duas peças sacras da antiga Catedral, uma Nossa Senhora da Penha, que está em uma capela de São João da Mata e possui a custódia do pe. Mário Navarro, que integra a comissão e irá buscar de volta a imagem, além de uma imagem barroca de Nossa Senhora do Carmo, que está na casa de uma moradora de Pouso Alegre e vamos solicitar por ofício a devolução", afirma a superintendente Regina Franco.
O presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Adriano da Farmácia (PR) foi convidado pela superintendente de Cultura para integrar a comissão e auxiliar nos trabalhos. "Eu sou um amante da história de Pouso Alegre. Precisamos preservar a nossa memória, nosso passado e poder contribuir neste projeto me deixa muito lisonjeado. Esta presidência dará todo apoio", disse Adriano da Farmácia.
A ideia da comissão, além de recuperar peças sacras da antiga Catedral, é montar um Museu de Artes Sacras com o apoio da Arquidiocese de Pouso Alegre, Superintendência de Cultura, Câmara Municipal e Museu Histórico Tuany Toledo. "Formada a comissão, por meio de ata, vamos agora oficializar a ideia ao arcebispo metropolitano dom José Luiz Majella Delgado. O apoio de nosso arcebispo será primordial para o sucesso da ideia. Já temos a próxima reunião agendada, dia 13 de março", disse Regina Franco.
Integram a comissão a superintendente de Cultura, Regina Franco (presidente); o pároco e cura da Catedral, cônego Vonilton; o pe. Mário Navarro; o presidente da Câmara, vereador Adriano da Farmácia; o historiador Fernando do Valle; o diretor do Museu Histórico Tuany Toledo, Maike Riceli; o jornalista Lucas Silveira; a diretora de comunicação da Câmara, Yuri Sato; o funcionário da Catedral, Allyson Paiva e o assessor de gabinete Elizelton Guido.