Fórum Regional do governo de Minas é instalado em Pouso Alegre
Fórum Regional do governo de Minas é instalado em Pouso Alegre
Pouso Alegre recebeu na manhã desta quinta-feira (24), no Clube de Campo Fernão Dias, o evento de instalação do Fórum Regional de participação popular do Governo de Minas. A cidade foi a última de 17 regiões a receber o grupo de trabalho. Os fóruns tem como objetivo envolver a população na formulação, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas. De acordo com o governo estadual, cerca de 16 mil pessoas já participaram do lançamento dos fóruns em 17 regiões de Minas.
A instalação do fórum contou com a participação de movimentos sociais, entidades de classe, líderes políticos e religiosos, autoridades e moradores. A Câmara foi representada pelo seu presidente, Rafael Huhn, e pelo vereador Mário de Pinho. Ambos reforçaram a inovação que representa para Minas Gerais ter um governo que ouve a população.
“É um momento único para todo o estado, quando o governo passa a construir uma ponte efetiva de diálogo com a população. Os fóruns vão permitir que setores representativos possam apontar questões que entendem ser de necessidade de cada região”, considera Rafael Huhn. Segundo ele, a Câmara de Pouso Alegre vai participar de forma ativa do Fórum, levando as reivindicações do município ao governo do Estado.
Para o vereador Mário de Pinho a aproximação do governo com a realidade das pessoas é a forma mais eficiente de adotar políticas públicas que tenham a capacidade de resolver de fato os problemas da população. “Reunir com o povo, ouvir o povo, saber as necessidades do povo e, aí sim, formas as estratégias de trabalho”, apontou.
O governador de Minas, Fernando Pimentel, ressaltou em seu discurso que a grande mudança que o seu governo traz para o Estado decorre de uma nova atitude da administração pública, em que o diálogo é aberto indistintamente a todos os setores, e que as parcelas da população que mais precisam de ajuda têm prioridade. “O governo vai executar aquilo que a população decidir que tem que ser executado. Vamos governar ouvindo as pessoas, prestando atenção naquilo que as pessoas de cada região querem”, afirmou.
Como funciona
A população de cada território é convidada a participar de reuniões, debates, assembleias, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos que, de acordo com o governo, terão a missão de garantir espaços democráticos. Dessas discussões o governo vai colher o conteúdo qe orientará o planejamento de suas ações para a promoção do desenvolvimento social e econômico. No ano de sua implantação, os fóruns têm o objetivo principal de colher dados para subsidiar a elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado.
Depois da solenidade de implantação do Fórum, no período da tarde, secretários de governo e coordenadores do programa realizaram uma assembleia geral de trabalho. A participação é aberta ao público, que pode apresentar suas reivindicações por meio do preenchimento de formulários. As informações colhidas nesta assembleia serão debatidas em uma segunda rodada de encontros. A segunda rodada do Fórum Regional de Pouso Alegre já tem data e local. Ela ocorre no dia 3 de outubro em Poços de Caldas.