Acervo do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo atinge cinco mil itens doados
Acervo do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo atinge cinco mil itens doados
Família de Alexandre de Araújo doa coleções, móveis,
livros, discos e cds que pertenciam ao fundador do Museu
Todos os itens que compõem o acervo do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo são frutos de doações. Neste mês de julho, graças às doações da família de Alexandre de Araújo, fundador do Museu, temos registrados mais de cinco mil itens que compõem o acervo.
O livro de registros de doações foi iniciado por Alexandre de Araújo, com três fotos antigas de Pouso Alegre doadas pelos irmãos Puccini, em 08 de julho de 1984, e o item número oito foi também uma foto doada por Alexandre. Além de fundador, ele também doava objetos para compor o Museu. O mais curioso de tudo é que o item de número cinco mil faz parte da coleção de discos de Alexandre de Araújo. Trata-se de um álbum contendo 6 discos de 78 rotações do Concerto nº 1 em Ré menor de Brahms e foi registrado justamente no dia 08 de julho de 2015, data em que o primeiro registro completa 31 anos.
A doação aconteceu no dia 03 de junho de 2015. Todos os itens pertenciam a Alexandre de Araújo e foram recolhidos na sua antiga residência. Até agora catalogamos nove móveis entre poltronas, mesas de centro e estantes, 50 livros, 22 coleções de cds, 127 cds de compositores e 32 álbuns de discos.
"Acolhemos todos esses itens com muito carinho aqui no Museu Histórico Municipal Tuany Toledo. Poder manusear todo esse acervo é sentir Alexandre de Araújo mais perto da gente", diz a coordenadora do Museu Magda Bast.
Todas as doações, quando chegam ao Museu são catalogadas e recebem um número de registro para identificação. "Aqui, as memórias podem ser preservadas, pois temos todo aparato para a devida conservação dos objetos. E se você possui algum artefato antigo, de valor histórico e que queira doar, procure o museu. Aqui, tenha a certeza, o seu objeto, fotografia ou documento estará guardado e integrará a exposição aberta ao público", conclui