Câmara lança Programa Câmara do Idoso

Data: 03/06/2015 | Autor: Ascom/Câmara | Categoria: Notícias da Câmara

Câmara lança Programa Câmara do Idoso

Além de difundir a cidadania com as crianças, jovens e adolescentes, a Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho lançou na tarde desta terça-feira, 02, o Projeto Câmara do Idoso. O Projeto é uma iniciativa da Escola do Legislativo e da Mesa Diretora 2015 e tem o objetivo de promover a interação entre a Câmara Municipal e os grupos de idosos do município, permitindo aos idosos o pleno exercício da cidadania, ampliando-lhes os espaços para que possam sentir-se em condições iguais para serem ouvidos, possam repassar suas experiências vividas e opinar sobre assuntos pertinentes a nossa municipalidade.

A diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, explica que os temas trabalhados serão os mesmos do Programa Câmara Pré-Mirim. “Nós vamos trabalhar os mesmos temas com os integrantes da Câmara Pré-Mirim e da Câmara do Idoso, pois os problemas que enfrentamos dizem respeito a todos e juntos é mais fácil de encontrar soluções”, explicou.

Participaram da reunião entidades voltadas para os cuidados e trabalhos com os idosos. Liliane Caroline Ribeiro de Souza, presidente do Conselho Municipal do Idoso e assistente social do Asilo Betânia da Providência ressalta a importância da participação e envolvimento de todos no Programa. “Nós temos que agregar diferentes conhecimentos e entidades para conseguirmos tornar a discussão mais rica e abarcar o maior número de pessoas. É importante ressaltar que estamos falando da Câmara do Idoso, mas que toda a comunidade, para que possamos construir uma base sólida para esse projeto”, destacou.

Através do projeto a população idosa do Município de Pouso Alegre manifestará suas idéias, apresentará suas propostas e reivindicações dentro desta Casa de Leis, dando-lhes também, a possibilidade de compreender melhor a importância do Legislativo e das atividades desempenhadas pelos vereadores. Cada tema, que será trabalhado pelos idosos, integra uma Comissão Permanente da Câmara Municipal: Direitos Humanos, Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Uso e Conservação da água, Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Proteção Animal;  Estatuto da Criança e do Adolescente, Comissão de Ordem Social; Estatuto do Idoso, Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa; Mobilidade Urbana, Comissão de Administração Pública.

De acordo com o cronograma, ainda este mês serão enviados os materiais temáticos para que as entidades trabalhem com os idosos. Nos meses de junho, agosto e outubro, a Escola do Legislativo realizará as visitas técnicas. Por fim, em novembro, será a vez da apresentação das propostas às comissões permanentes dos vereadores. Os idosos, escolhidos pelas instituições, farão as apresentações dos temas, que serão sorteados entre as instituições que se inscreveram. “O Projeto permitirá, por meio de um projeto inovador no estado de Minas Gerais, que a pessoa idosa possa vir a ser um vereador, discutindo matérias e necessidades da cidade e contribuindo com todo o seu histórico de vida”, ressaltou o presidente da Casa, Rafael Huhn (PT).

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias