História em Movimento: Carnaval em Pouso Alegre

Data: 12/02/2015 | Autor: Ascom/Câmara | Categoria: Notícias da Câmara

História em Movimento: Carnaval em Pouso Alegre

Vamos contar hoje a trajetória do carnaval no Brasil, desde o Rio de Janeiro até Pouso Alegre. Essa manifestação cultural iniciou-se no período colonial tendo como uma das primeiras manifestações carnavalescas o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba.

A primeira escola de samba foi criada em meados de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar” e mais tarde passou a chamar-se “Estácio de Sá”. Com isso o carnaval ganhou um novo formato e as escolas de samba começaram a ser criadas. Organizaram-se em grupos e iniciaram os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bonita e animada.

Seguindo esse patrão, em 1936 surgiu, em Pouso Alegre, o bloco carnavalesco “Socega Leão” (com “c” e não “ss”), que desfilava com o “28 de Setembro”, bloco exclusivamente de negros.

A partir de 1938, surgiram em Pouso Alegre outros blocos: “Aristocrático”, “Adivinhe se é capaz”, “Aí vem a Marinha” e “Ali-Babá”.

Eles desfilavam pelas ruas da cidade ao som de marchinhas de carnaval.

Em 1960, os blocos “Socega Leão” e “Aristocrático” começaram a fazer desfiles luxuosos, com fantasias e carros alegóricos, disputando entre si quem realizava o desfile mais bonito.

Além disso, o carnaval do Clube Literário e Recreativo de Pouso Alegre foi bastante concorrido pelos foliões ao longo do século passado.

Nos últimos anos, surgiram as escolas de samba, que desfilam na Avenida Dr. Lisboa juntamente com os blocos. Surgiu também o carnaval nos clubes, como o do Clube de Campo Fernão Dias e o do Clube de Campo Pouso Alegre e aquele que, hoje  é comemorado no pátio da rodoviária.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias