Projeto aprovado pela Câmara viabiliza construção de Aeroporto de Cargas
Projeto aprovado pela Câmara viabiliza construção de Aeroporto de Cargas
Viabilizar o crescimento e avanço industrial do município é um dos compromissos desta Legislatura da Câmara Municipal de Pouso Alegre. E para facilitar ainda mais o transporte de cargas entre os grandes pólos industriais, os vereadores aprovaram em outubro o Projeto de Lei para a construção de um aeroporto de cargas em uma área específica.
Nesta quarta-feira, 29, foi publicada a notícia de que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou a construção do aeroporto privado em Pouso Alegre e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) também emitiu parecer favorável. Com a aprovação, a cidade pode se tornar um importante pólo logístico do país, devido à proximidade com as três maiores capitais do país.
De acordo com a notícia, as obras começam a ser realizadas já no segundo semestre de 2014, assim que a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República conceder a outorga do terminal, permitindo que as empresas operadoras cobrem tarifa. O Poder Executivo também deverá abrir processo licitatório para selecionar a empresa executora das obras.
De acordo com estudos apresentados pelo grupo multinacional de arquitetura B-Square, o projeto está orçado em R$ 400 milhões e ocupará 4 milhões de metros quadrados, nos terrenos desapropriados com a aprovação do Projeto de Lei votado na Câmara Municipal. A pista de pouso terá 3 mil metros de extensão, permitindo a operação de grandes aeronaves.
O presidente da Câmara Municipal, Gilberto Barreiro, explica que a construção do Aeroporto de Cargas viabilizará a vinda de mais empresas para Pouso Alegre, devido a facilidade no processo de logística. “Com o apoio da Câmara Municipal e grandes execuções da Prefeitura Municipal, Pouso Alegre está se tornando um grande pólo industrial de Minas Gerais. Isso trará muito desenvolvimento para nossa região, além da geração de renda e emprego para todos os pouso-alegrenses”, ressalta.
O Projeto aprovado
Em outubro de 2013 foi votado o Projeto de Lei 548/2013, que dispõe sobre a ampliação do perímetro urbano na região próxima aos bairros Cidade Vergani, Curralinho, Fazendinha e Cajuru, cria Zonas de Interesse Aeroportuário e dá outras providências. A ampliação visa a implantação de um aeroporto em Pouso Alegre. De autoria do Executivo, o projeto foi aprovado em única votação por 11 vereadores, sendo que apenas quatro votaram contrariamente: Adriano da Farmácia, Dr. Paulo Valdir, Hamilton Magalhães e Lilian Siqueira.
*com informações do Jornal Estado de Minas on-line