Em grande estilo, Câmara inaugura Galeria “Ricardo Galvão”
Em grande estilo, Câmara inaugura Galeria “Ricardo Galvão”
Artes plásticas, músicas e muita emoção marcaram a inauguração da Galeria de Artes “Ricardo Glavão” nesta quinta-feira, 31. Ao criar a Galeria – um projeto de autoria do vereador Rafael Huhn (PT) e do presidente da Câmara Gilberto Barreiro (PMDB) – a Câmara Municipal de Pouso Alegre abre mais um espaço para a divulgação e valorização da arte local.
Segundo o vereador Rafael Huhn, é fundamental usar os espaços públicos como espaços para arte. “Eu entendo que todo espaço público tem que também servir à promoção da cultura e da arte. A Câmara vem há muito tempo fazendo esse incentivo quando propõe ter em sua estrutura o Museu Histórico Tuany Toledo, uma conquista de muitos anos feita pelo senhor Alexandre Araujo. Agora, nós, vereadores, damos mais um importante passo quando aprovamos essa lei. Desta forma, também homenageamos um artista que sempre contribuiu com a arte e a cultura da cidade, o arquiteto e artista Ricardo Galvão, explica o vereador.
Para o presidente Gilberto Barreiro a criação da galeria vem de encontro com a função democrática da Câmara. “A Câmara é um instrumento democrático e o saguão é um espaço que pode ser aproveitado para algo que seja de interesse a população. Nesse espaço que criamos agora, dedicado à cultura, as pessoas da região poderão expor suas pinturas, artesanatos, todo trabalho que represente nosso povo. Essa é uma ação que só traz benefícios à população, aos artistas e também à Câmara, visto que não haverá custos para Casa, nem prejuízo ao espaço já que as exposições não serão permanentes”, afirma o presidente Gilberto Barreiro.
O espaço foi inaugurado com a exposição “Ritos”, um trabalho que tem a assinatura dos artistas Fátima Dutra, Eunice Vieth, Henrique Monteiro de Menezes. No saguão da Câmara, os convidados se surpreenderam com as performances das Caixeiras Amana Tikyra e Dança Circular Sagrada, com Vangela Santos. Além da exposição dos quadros, o projeto, que é amparado pela Lei de Incentivo à Cultura de Pouso Alegre, conta com livro homônimo à exposição que traz reproduções dos quadros. “Pouso Alegre é uma cidade que cresce muito. É necessário termos espaços como este para os artistas exporem seus trabalhos. A Câmara foi muito feliz ao criar a Galeria e com o nome do Ricardo Glavão, esse grande artista plástico”, conta a jornalista Ana Maria Beraldo, coordenadora o projeto Ritos.
O nome da nova Galeria é uma homenagem ao arquiteto e artista pouso-alegrense Ricardo Galvão. Emocionada, Salete Lima, viúva de Ricardo, ressaltou a importância da participação cidadã e política do marido por meio da arte. “Para nossa família é um prazer e uma honra ter o nome do Ricardo no saguão da Câmara; ele que foi um grande cidadão não só nas artes e arquitetura, mas atento às questões sociais da cidade e usava sua arte para isso”.
Além de grande incentivador da arte regional, Ricardo desenvolveu projetos para a Prefeitura de Pouso Alegre, participou de exposições coletivas e individuais levando o nome de Pouso Alegre a diversas regiões do Brasil.
O projeto que cria a Galeria foi votado na Sessão Ordinária do dia 16 de julho, foi aprovado o Projeto de Lei 1235/2014, que cria a Galeria de Artes “Ricardo Galvão” e dispõe sobre seu funcionamento. A Galeria funcionará no saguão de entrada da Câmara Municipal. De acordo com a justificativa, uma galeria de arte nas estruturas da Câmara Municipal de Pouso Alegre é uma maneira de divulgar os artistas locais e suas obras, e aproximar estes artistas e amantes da arte do poder público e sua casa.
Confira todas as fotos da inauguração no Flickr da Câmara. Clique aqui.