Palestra sobre Marco Civil da Internet marca retorno da Câmara Mirim, Jovem e Universitária
Palestra sobre Marco Civil da Internet marca retorno da Câmara Mirim, Jovem e Universitária
Para organizar melhor as atividades, a Escola do Legislativo separou em dias alternados as reuniões do Parlamento Jovem e da Câmara Mirim, Jovem e Universitária. Na segunda-feira, aconteceu a reunião com os estudantes do PJ.
Na quinta-feira, dia 17, uma palestra sobre Marco Civil da Internet norteou as discussões. A palestra foi proferida pela jornalista e assessora da Escola do Legislativo, Tatiana Resende. A jornalista abordou as novidades trazidas pela nova legislação que trata do uso da internet. Para a jornalista, a Lei é uma conquista ao cidadão. “Entre as principais mudanças está a garantia da neutralidade da rede. Hoje, o usuário poderá usar a rede para acessar e-mail, imagens, redes sociais, vídeos livremente. O que os provedores queriam comercializar essa rede, vendendo pacotes separados. Essa é uma grande conquista da Lei”.
O assunto despertou o interesse dos jovens, já que atualmente todos usam redes sociais e precisam saber o que pode e o que não pode ser dito na rede. Quais as punições e efeitos para tais atos.
A jornalista Tatiana Resende ressalta a importância de se conhecer a Lei e saber que o usuário da internet passa ter responsabilidades com a nova legislação. “Com a Lei, um comentário que você posta ou uma foto ofensiva, a responsabilidade agora é toda do usuário. O provedor não tem mais responsabilidade sobre isso e só é obrigada a remover o conteúdo mediante ordem judicial. É importante ressaltar que cada cidadão e responsável pelo que posta, pelo que curte ou comenta”, explica Tatiana.
As reuniões da Câmara Mirim, Jovem e Universitária acontecem sempre às quintas-feiras e são abertas ao público.