Em Pouso Alegre, Câmaras da região e TCE-MG criam Rede de Educação Governamental Mineira
Em Pouso Alegre, Câmaras da região e TCE-MG criam Rede de Educação Governamental Mineira
Nesta quarta-feira, 18, a Câmara Municipal de Pouso Alegre recebeu 16 Câmaras da região para discutir “Cidadania e Controle Social”. A reunião foi promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, a Câmara de Pouso Alegre e a Câmara de Monte Sião.
Uma das ações da reunião é a criação de uma rede entre as escolas de governo da região visando à cooperação e o fortalecimento das escolas. Ao todo, 50 legisladores e servidores participam do encontro que reúne as cidades de Albertina, Belo Horizonte (através da Escola de Contas do TCE-MG), Borda da Mata, Carvalhópolis, Congonhal, Extrema, Ipuiúna, Itajubá, Machado, Monte Sião, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Três Pontas. No Plenarinho da Câmara, também prestigiaram o encontro a presidente da Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho, Dulcinéia Costa (PV), o assessor especial Ricardo Pisani representando o presidente Gilberto Barreiro (PMDB) e o vereador Rafael Huhn (PT).
Cada cidade apresentou ao grupo sua experiência na formação cidadã e como cada Câmara já atua com suas escolas do legislativo. As Câmaras que ainda não têm escola expuseram suas maiores dificuldades e como pretendem contar com a colaboração do grupo para sanar os problemas. O grupo já definiu a criação da rede de cooperação com o nome de Rede de Educação Governamental Mineira, um calendário para os próximos encontros e finalizou ainda a redação de uma carta de objetivos e ações da Rede.
A coordenadora da Escola de Contas do TCE-MG, Natália Araújo, salienta os avanços do encontro com a criação Rede de Educação Governamental Mineira. “O envio de palestrantes, cursos de formação e até a possibilidade de cursos de pós-graduação a distância são alguns dos maiores benefícios para as Câmaras da região. Essa troca de conhecimento é fundamental para o fortalecimento das escolas de governo, legislativo e de contas”.
Segundo a coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, a criação da rede de cooperação traz importantes ferramentas para todas as cidades envolvidas. “Mais uma vez, para Pouso Alegre é uma grande honra e alegria sediar um encontro que trará resultados tão promissores para as Câmaras da região e, principalmente, para o fortalecimento da educação para a cidadania”.
Para Lucas Silvério, coordenador da Escola do Legislativo de c Sião, a iniciativa é uma excelente oportunidade de fomentar as escolas. “Nós tivemos muito apoio para criar a nossa Escola do Legislativo e já estamos colhendo frutos. Hoje, receber as demais Câmaras é uma excelente oportunidade de ampliar essa ação”, explica Lucas.
A presidente da Câmara de Santa Rita de Caldas foi uma das 50 participantes do encontro e se diz otimista com a possível criação de uma rede de cooperação. “Nós criamos nossa Escola do Legislativo no ano passado e vemos aqui uma grande ferramenta para tornar esse trabalho de despertar para a cidadania ainda maior. Esse é um trabalho que faz a diferença na vida das pessoas, no dia a dia das cidades”, conta a vereadora.